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VIVENDO SEM GLÚTEN


As restrições alimentares podem assustar. Se você foi diagnosticado com alguma, os primeiros pensamentos que vêm à cabeça são: nunca mais vou comer o que gosto? Como vou me adaptar a essa mudança? Pode não parecer fácil, mas não é impossível. Com a orientação certa do seu médico e nutricionista, conviver com a restrição alimentar é possível.

Se você tem doença celíaca, sensibilidade ao glúten e alergia ao trigo, a primeira coisa que precisa entender é que um acompanhamento médico é essencial. Buscar alternativas para uma alimentação mais completa e saudável é o caminho. E muitos benefícios podem surgir daí, comprovando que algumas mudanças, feitas da maneira correta e guiada, podem resultar em uma melhora na qualidade de vida.

Separamos para você alimentos que não possuem glúten na composição e que você pode incluir na dieta. Confere só:

1. Arroz e feijão

2. Azeite 

2. Frutas

3. Ervilhas, lentilhas e soja

4. Farinha de arroz, farinha de mandioca, amêndoa, coco, alfarroba, quinoa e ervilha

5. Carnes, ovos, mariscos e peixes

6. Leite, iogurte, manteiga e queijos

 

Vale lembrar que é sempre importante olhar os rótulos, pois apesar de alguns alimentos serem naturalmente sem glúten, eles podem sofrer contaminação no processo de industrialização ou no ambiente onde foram produzidos. Isso se chama contaminação cruzada.

E existem também outros alimentos sem glúten que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais como pão e macarrão, por exemplo, mas neste caso o rótulo do produto deve indicar "alimento sem glúten" ou "gluten free" para poderem ser consumidos.

Se você está aí preocupado, lembre-se: é possível ser feliz sem glúten! E a gente pode pode te ajudar com isso ;)

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