Blog

Atenção! A URBANCRED não cobra nenhum valor para liberação do empréstimo. Nunca faça nenhum depósito antecipado ou pague taxa de avalista antes de receber seu empréstimo.

O QUE É GLÚTEN?


O que é glúten?

Se você possui alguma restrição alimentar a gente pode até apostar que, na hora em que conta para alguém, o olhar que recebe de volta é “que frescura''. Com quem possui restrição ao glúten, então, bate uma dúvida e até desconfiança se isso existe mesmo. Mas a gente tá aqui pra dizer: não é frescura e existe sim!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial é celíaca (sensível ao glúten). No Brasil, a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) estima que até 2 milhões de brasileiros sejam celíacos, um número que não é concreto, já que muitos não têm consciência de que são portadores da doença.

Para quem não sabe, ou para quem foi diagnosticado há pouco tempo e está querendo saber, o glúten é uma proteína que está presente em cereais como trigo, centeio, cevada, malte. A doença celíaca é autoimune, de predisposição genética, desencadeada pela ingestão do glúten. Existe ainda a sensibilidade ao glúten, que é uma síndrome com sintomas intestinais relacionados à ingestão de alimentos que contém glúten. E por último a alergia ao trigo, que é definida por uma reação imunológica ao glúten, que pode ter sintomas respiratórios, de pele e também gastrointestinais.

Mas, apesar de parecer algo difícil de lidar, temos uma boa notícia: não é! Com a orientação certa e uma alimentação balanceada, e a ajuda do Guia sem Glúten, claro, é possível ser feliz sem glúten :)

Curta e compartilhe em suas redes sociais:


Curtir